Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

GRENAL

É o maior clássico do Brasil, também considerado um dos maiores do mundo sendo comparado a Boca x River, Barcelona x Real Madrid, Inter de Milão x Milan.

A relação entre Grêmio e Inter é tão intensa que dificilmente os 2 clubes estão em ótimas fases, esse ano pode ocorrer o contrário já que os 2 participarão da Libertadores, uma Final, semifinal ou um confronto nas fases de mata-mata seria o ápice do clássico nesse século.

Tudo começou em 1909 após a fundação do Sport Club Internacional (Grêmio Foot-Ball Portoalegrense já existia há 6 anos) que resolveu escolher o Grêmio como primeiro adversário e que resultou no marcante 10x0 para o Grêmio. Mas a expressão “Grenal” só surgiria em 1926 por um jornalista.

Até a década de 30 o Grêmio levou vantagem nos grenais, liderando as estatísticas do confronto. Na década de 40 até meados da década de 50 o domínio foi colorado durante a época do time que ficou conhecido como “Rolo Compressor”. A partir da abolição do preconceito racial pelos gremistas e a inauguração do Estádio Olímpico em 1954, o tricolor passou a dominar o Campeonato Gaúcho sendo Penta e, após um título do Inter, Heptacampeão. A vantagem foi invertida após a inauguração do estádio Beira-Rio em 1969, nos anos 70 o Inter sagrou-se Octacampeão Gaúcho e Tricampeão Brasileiro.

Mais recentemente nos anos 80 e 90 houve um amplo domínio gremista, onde o clube conseguiu seus principais títulos: 1 Mundial, 2 Libertadores, 2 Campeonatos Brasileiros, 3 Copa do Brasil (ganhou mais uma em 2001). Nos anos 2000 a vantagem trocou de lado novamente, o Inter foi Tetracampeão Gaúcho e conseguiu o título Mundial e 2 Libertadores.

Alguns clássicos ficaram marcados na história do confronto. Além do primeiro já citado, outros como a vitória colorada por 7x0 na casa do adversário, O “Grenal Farroupilha” em 1935 com vitória e título metropolitano do Grêmio (campeonato disputado na época) por 2x0, o “Grenal do Século” vencido pelo Inter de virada por 2x1 válido pela Semifinal do Camponato Brasileiro, o “Grenal de Ronaldinho Gaúcho” com vitória do Grêmio por 1x0 e show do jogador em cima do Dunga, O “Grenal do milésimo gol” marcado por Fernandão na vitória por 2x0 e o primeiro Grenal Internacional oficial em 2004 com vitória colorada por 2x0 na Sulamericana.

O assunto Grenal é recorrente em roda de amigos sempre que há um caso polêmico, seja em época de contratações ou durantes as decisões dos campeonatos onde cada torcedor sempre tem sua razão, assim como na política ou na religião.

Mas o Grenal não fica apenas dentro das 4 linhas. A rivalidade fora de campo prossegue como, por exemplo, um dos últimos fatos sobre a Copa do Mundo de 2014 onde as duas equipes demonstraram interesse em sediar o evento, o Inter com uma grande reforma no estádio Beira-Rio e o Grêmio com a construção de um novo estádio, a Arena Tricolor.

Outro fato fica por conta dos patrocinadores, até hoje nenhuma empresa Gaúcha teve coragem de mostrar sua marca em apenas uma camisa com o receio de ficar rotulada como a marca do Inter ou a marca do Grêmio podendo perder clientes do clube rival. Caso atual do Banrisul e a da Tramontina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário