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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Algumas questões sobre o profissional da educação na área da Educação Física estão longe de serem respondidas ou esclarecidas. Como está o papel desse profissional frente ao aluno atualmente?

O respeito por parte dos alunos diminuiu e o papel de mestre já não se encaixa ao professor, nas aulas de Educação Física essa evidência aparece com uma força maior. O aluno cada vez mais considera-se autônomo em suas ações, principalmente quando a aula é realizada fora das quatro paredes, ficando a sensação de que a sala de aula é do professor e o pátio é do aluno e cada um “comanda” seu território.

Algumas teorias sobre educação são fortemente defendidas por teóricos especialistas, mas na prática a realidade é diferente. Muitos condenam ou consideram ultrapassado o método tecnicista, por exemplo, que consiste na sistematização das aulas com regras e repetições de movimento, mas dependendo da situação esse método pode trazer resultados satisfatórios. Em contrapartida o professor deve sempre buscar atualizações e modernização para motivar os alunos para a aula e a utilização de temas atuais pode ajudar nessa motivação.

A situação pode piorar se o Professor não for devidamente valorizado pela direção da escola e pelos colegas de trabalho de áreas diferentes. Sem o apoio da comunidade escolar o Professor fica desamparado e não consegue alcançar os objetivos expostos no Projeto Pedagógico da escola estando eles corretos ou não.

Alguns pontos devem ser debatidos para uma melhor reflexão. Um deles que é fundamental ser abordado é o das condições ofertadas para o profissional exercer sua função, material didático, espaço físico adequado e melhor remuneração estão entre alguns fatores essenciais. Analisando por outro lado o Professor não pode se acomodar e achar que tudo está errado e assim ficará. Existe a possibilidade de criação de materiais alternativos, por exemplo, para suprir algumas necessidades.

A simples ação de atirar a bola para os alunos não requer uma formação com duração de quatro anos em média. É preciso repensar algumas possibilidades para que o educador retome seu papel frente ao aluno, mas isso não se pode conquistar sozinho, por ser uma transição lenta requer a ajuda e compreensão dos alunos, da equipe diretiva e da sociedade, visando um novo olhar para as aulas de Educação Física.

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