Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O VALOR DA INFORMAÇÃO ESPORTIVA

O artigo de especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde na sub-área Cenários Esportivos na Mídia de minha autoria e orientação do Professor Dr. Antonio Guilherme Schmitz Filho, fundamentou algumas ideias relacionadas com o esporte e a mídia.

Em uma época em que a tecnologia está se sobressaindo, é muito difícil tirar do rumo das pessoas, os esportes de alto nível que estão sendo evidenciados na mídia. Os meios de comunicação exercem uma influência considerável em relação às pessoas. Os esportes que estão em evidência nas mídias, geralmente são os mais praticados pela sociedade.

A mídia esportiva, em alguns casos, trata o esporte como agente formador para sociedade, onde as pessoas podem ter oportunidades e ocupação e em seguida direciona o jogo para o alto rendimento, omitindo valores consideráveis. Isso faz com que as pessoas fiquem na ilusão eterna de que o sucesso é iminente para todos e um bom futuro está reservado através do esporte. Sabe-se do baixo número de esportistas que conseguem o sustento através desta atividade e alguns fatos continuam a ser deixados de lado pelos meios de comunicação como as poucas oportunidades ofertadas para o crescimento dentro da profissão, o estresse que envolve o alto rendimento, o risco de lesões, em muitos casos graves, etc.

A introdução da tecnologia no contexto de ensino-aprendizagem pode trazer benefícios, pois facilita o acesso mais rápido e em maior proporção às novas informações e acontecimentos diários. Essa ação torna-se algo indispensável a partir do momento em que se conhece e entende as capacidades e oportunidades oferecidas pela mídia. Deve-se estar ciente dos tipos de mídias que podem ser utilizados como complemento para o ensino, afinal, todos acompanham o desenvolvimento midiático e sabem das oportunidades que estão disponíveis a partir desses instrumentos.

Essa inserção da mídia, como a utilização das tecnologias de informação e comunicação no contexto esportivo, aparece de forma positiva caso esta seja trabalhada de forma correta e coerente. Existem muitas possibilidades de desenvolvimento junto à população. Alguns problemas devem ser solucionados, inicialmente, como a capacitação dos professores em relação à informatização. Algumas pessoas ainda oferecem resistência quanto às facilidades oferecidas, que tem como finalidade a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.

Vários temas podem ser facilmente debatidos através dos meios de comunicação, consequentemente ocorrendo a desconstrução e a construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário