Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EIXO RIO-SÃO PAULO

Acabou a Copa, voltamos ao Campeonato Brasileiro.
Campeonato este que dificilmente escapa do estado de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Os motivos são muitos e serão citados a seguir, mas o fato é que com extinção do “mata-mata” (falo na competição e não na vida real) equipes que já foram campeãs como Inter, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-PR, Atlético-MG, dificilmente voltarão a conquistar o título ou repetir a façanha do Cruzeiro em 2003 que com imensa superioridade levou o caneco por ponto corridos.
As equipes de São Paulo esse ano contam com 6 representantes e o Rio de Janeiro mais 4, ou seja, o tempo gasto com viagens destes clubes é muito menor do que as equipes gaúchas, por exemplo, já que a maioria dos jogos acontecem perto da sua cidade.
Do ponto de vista dos paulistas, ainda temos 2 clubes vizinhos em MG e mais 1 no PR. Sem contar que as outras viagens são curtas (com exceção do Ceará).
O desgaste das equipes descentralizadas, entre os jogos do fim de semana e do meio da semana é maior, prejudicando o rendimento na reta final do Brasileirão. Ainda há o Ceará esse ano que fica lá na “Europa” se olharmos do ponto de vista do Rio Grande do Sul.
Os times aqui do Sul, ainda sofrem com o clima. Muitos dos seus jogos em casa são realizados com chuva, prejudicando a equipe, pois teoricamente o time que joga em casa possui vantagem e prejudicando a torcida no apoio ao seu time.
Convém para as instituições responsáveis pelo esporte que um time de massa vença, como aconteceu nos últimos 5 anos (São Paulo, Corinthians, Flamengo). A empresa dona dos direitos de transmissão pagou para ter o direito entre 2005 e 2008, 300 milhões de dólares e ano passado foi renovado até 2011 por nada menos que R$ 1,4 bilhões. Por isso e outros motivos faz diferença que as equipes que possuem maior torcida a favor e contra (rivais) estejam no topo para render audiência na transmissão dos jogos e consequentemente renderem lucros a esta empresa.
Algumas escalações de árbitros em jogos específicos e também alguns erros de arbitragem já foram colocados à prova. Erros esses, que teriam o intuito de favorecer os clubes de SP e do RJ.
Um dado que dá suporte para o desenvolvimento desse texto é que, se separarmos por regiões, o Sudeste aparece com 31 títulos, o Sul com 7 títulos e Nordeste com 2 títulos. Após a mudança para “pontos corridos” temos 100 % dos títulos no sudeste.
Enfim, os fatos direcionam para mais um título paulista ou carioca. Mineiros e gaúchos apenas “correm por fora”. Claro que surpresas existem e é isso que faz o futebol tão apaixonante.

Um comentário:

  1. Bom o teu texto, Darlei. É exatamente o que eu penso, principalmente em relação as viagens, que são muito desgastantes para os sulistas.
    Abraços

    ResponderExcluir