Powered By Blogger

sábado, 5 de março de 2011

A CULTURA ESPORTIVA DA SOCIEDADE

A cultura esportiva frente à sociedade está sempre em um desenvolvimento crescente. Praticamente toda a população brasileira é ligada a algum tipo de esporte ou atividade física. Certamente que em geral a preferência é pelo Futebol, seja em casa assistindo, no campo ou na quadra jogando ou até mesmo em campinhos de várzeas.

Cada país e região do mundo têm uma característica específica. Países nórdicos e a Rússia têm como principal atividade, esportes na neve, que tem sua prática facilitada devido ao clima. E não apenas profissionalmente, mas também como atividade física e lazer. Enquanto que nos Estados Unidos a prática de atividades esportivas é mais ligada à carreira profissional, já que a grande parte da população prefere conferir o esporte através dos meios de comunicação.

Voltando para o Futebol no Brasil, a cultura de ir aos estádios caminha na contramão da paixão da população pelo esporte. No país só é possível ver um estádio completamente lotado em decisões de campeonatos ou clássicos estaduais. Jogos sem muita importância da primeira divisão nacional costumam preencher cerca de 30% da capacidade em média. Na Alemanha onde o Futebol também é o preferido da população a média do campeonato Nacional chega a 95% da capacidade dos estádios (cerca de 50 mil pessoas em média).

Esse fato se deve há muitos fatores como a falta de estrutura física dos locais dos jogos, as dificuldades de acesso ao estádio, a falta de segurança, o preço elevado dos ingressos (em países de primeiro mundo não se encaixa porque o Futebol é elitizado e mesmo assim há o comparecimento do público), ou até mesmo a extensão geográfica do país.

A Copa do Mundo está chegando e será que essas dificuldades serão “dribladas” e a população brasileira poderá fazer a festa que um evento desse porte merece, durante e principalmente após a competição? Espera-se que o tão falado legado da Copa do Mundo possa proporcionar acesso a todos, mesmo sabendo da imensidão que é o Brasil e das dificuldades de se cumprir as metas estabelecidas para a realização da Copa no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário