Powered By Blogger

terça-feira, 21 de setembro de 2010

FUTEBOL

Paixão nacional. Diariamente nas rodas de amigos, reuniões, junções, o assunto Futebol sempre acaba sendo uma das pautas da conversa. Alguns dizem que, junto com política e religião, a discussão sobre futebol não termina.

Mas o que o povo quer no jogo? O que o torcedor quer ver? O Futebol alegre, moleque, ofensivo, divertido. Não aquele 0x0 chato com dois times contentes com o empate ou procurando apenas se defender.

O Futebol brasileiro é conhecido por revelar e criar jogadores com uma excelente capacidade técnica, atletas que podem proporcionar o espetáculo que o torcedor almeja ver. Claro que jamais podemos esquecer que para um ter a bola aos pés, outro precisa marcar e tentar recuperá-la.

Quem não lembra e não vê os lances do Ronaldinho Gaúcho? Lances, esses, que ele consegue realizar com imensa facilidade e naturalidade, momentos únicos no Futebol que fazem o verdadeiro apaixonado, independente do clube do coração, se encantar. Raramente surge fora do Brasil algum jogador com técnica equivalente e ainda assim sem a ginga que só o jogador brasileiro tem.

Na questão do jogo coletivo bonito temos o exemplo da Espanha durante a Copa do Mundo, que felizmente sagrou-se campeã, com um futebol ofensivo, alegre e um toque de bola de encher os olhos. Seria muito triste ver uma seleção “grossa”, com jogadores ignorantes, como a Suíça, ter êxito na competição.

Voltando ao Brasil não se pode deixar de falar dos garotos da vila: Ganso e Neymar. Dois jogadores com Futebol moleque, porém, de formas diferentes. O primeiro com uma capacidade técnica diferenciada, coloca a bola onde quer, tem um passe como poucos e o segundo muito habilidoso, driblador, também proporciona lances fantásticos, mas em alguns casos passa dos limites.

Sempre estaremos na torcida para que possa surgir novas “Espanhas”, novos “Ronaldinhos” e que o brasileiro não perca essa identidade adquirida desde os tempos do Garrincha com um Futebol alegre, cheio de dribles e siga enchendo de orgulho o espectador apaixonado.

Um comentário:

  1. Lembrando que há 5 semanas os textos estão sendo publicados no JC (Jornal da Campanha)

    ResponderExcluir