Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MOTIVAÇÃO

A motivação no esporte de alto nível é imprescindível. Atletas/Jogadores passam por períodos de treinamentos intensivos e desgastantes ao limite. É notável que um jogador desmotivado não rende o esperado e do contrário, aquele que consegue atingir um nível ideal de motivação (que varia em cada pessoa), supera seus limites.
Essa parte da psicologia do esporte começou a surgir recentemente, mas o enfoque dado pela mídia e o interesse por essa área, vem tornando o seu aparecimento mais frequente em programas esportivos, debates e entrevistas.
Tal elemento não pode ser analisado de uma forma isolada, pois o contexto que ele está envolvido também é importante. Por exemplo, a estrutura ofertada por um clube de Futebol pode influenciar positiva (que é o caso da dupla grenal) ou negativamente (onde aparece a maioria dos clubes do interior já que a falta de condições é visível). Situações como o momento da competição, participações inéditas, etc, também influenciam.
Falando do momento da partida, temos casos bem conhecidos como o do jogador Fernandão que exerceu o papel de líder dentro de campo e motivador dos demais jogadores nas principais conquistas do Internacional. A motivação é, muitas vezes, fator decisivo em uma competição.
Vale ressaltar que não só no âmbito esportivo, mas em qualquer profissão a motivação é essencial para o alcance dos objetivos, pois, se uma pessoa está fazendo o que gosta, está motivada e consequentemente está mais perto de uma realização pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário